O Abaporu é uma das obras símbolo da arte brasileira, assim como sua autora, Tarsila do Amaral. Só que para além do valor artístico, do próprio valor financeiro, ela também é icônica por inspirar um dos principais movimentos culturais brasileiros: a Antropofagia.
Primeiramente é interessante observar a formação de Tarsila do Amaral. Inicialmente naturalista, ao se mudar para Paris e estudar na Academia Julian e no ateliê de Émile Renard, ela recebe uma bagagem vanguardista. Ao voltar para o Brasil em 1922, adere ao modernismo e forma o “Grupo Dos Cinco”.
Este era composto também por Anita Malfatti, que a apresentou para Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Menotti Del Picchia. Primeiramente eles deram início ao movimento “Pau-Brasil” (1924), com um manifesto de mesmo nome, que convocava poetas a exaltarem as peculiaridades do Brasil. Tarsila havia viajado um ano antes para Espanha e voltou com inspirações cubistas de Picasso e Léger.
Nesta época, ela buscava representar as paisagens do Brasil rural e urbano, usando das técnicas aprendidas na Europa. Entretanto a mudança veio em 1928, quando Tarsila durante meses, pinta em segredo um quadro para seu marido Oswald de Andrade. A obra ainda sem nome, que mostrava uma figura desproporcional, o fascinou e ele a levou para seu amigo, o também poeta Raul Bopp.
Juntos, eles começaram a ver na pintura a figura de um índio canibal, um antropófago que devoraria a cultura para em seguida reinventá-la. Empolgada com a interpretação de sua obra, ela buscou um dicionário de tupi-guarani e batizou-a de “O Abaporu”.
O Abaporu – 1928
Com seu nome oficialmente escolhido (que significa “o homem que come”), O Abaporu inspirou um dos principais movimentos artísticos do Brasil: a Antropofagia. O próprio Oswald de Andrade, inspirado pela obra, criou o “Manifesto Antropófago”.
Como a cultura europeia era dominante na época, a ideia do manifesto era de absorvê-la e transformar em algo nacional. A importância do Abaporu é fundamental, pois ele representa exatamente esse conceito de dar “brasilidade” a arte produzida com inspirações estrangeiras.
Apesar de ser um presente para Oswald, logo ele voltaria para posse de Tarsila. Isso porque eles se separaram em 1929 e na divisão de bens, ela ficou com o quadro, em troca de outro de seu acervo, o “O Enigma de Um Dia”, de Giorgio de Chirico, que ela deixou com seu ex-marido. Sob sua posse, o quadro tornou-se uma obra itinerante, passando por diversas cidades e países.
Passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Veneza e por várias cidades brasileiras. Entretanto, nos anos 60, ele já não estava mais com Tarsila, pois ela havia vendido para o colecionador Pietro Maria Bardi. Fundador do MASP, ela vendeu para ele, pois esperava que ele integrasse de forma permanente o acervo de um museu.
No entanto o colecionador preferiu vendê-lo para o colecionador Érico Stickel menos de um mês depois de comprá-lo. Em 1984, o galerista Raul Forbes o comprou por 250 mil dólares (recorde de uma obra brasileira). Posteriormente ele leiloou o quadro na famosa Christie’s, em Nova York.
Arrematado por 1,35 milhão de dólares (novo recorde) ele foi para a posse do empresário argentino Eduardo Constantini. Ele criou o MALBA, o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, e doou o Abaporu para ele, onde faz parte até hoje de seu acervo.
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